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a importância das soft skills

Apresentar-se e ser um bom profissional na sua área de atividade é um excelente cartão de visita para cativar e despertar o interesse de potenciais empregadores e potenciais clientes. Todavia, para aumentar as hipóteses e perspetivas de uma relação futura é necessário um outro conjunto de características. Características essas que não são menos importantes e que podem até ser um elemento essencial para a decisão final de um empregador ou cliente.

Quando falamos nas chamadas “soft skills” falamos essencialmente de capacidades interpessoais intangíveis. Apesar de não ser possível tocar-lhes, elas existem e devem realmente existir para promover o sucesso e desenvolvimento de qualquer profissional.

Após a avaliação de vários candidatos e, em muitos casos, tomando como ponto de partida os conhecimentos técnicos para uma determinada função, vem depois a avaliação e verificação da existência de outras capacidades. Estas capacidades não são valores menores, muito pelo contrário, em alguns casos, e podem fazer a distinção ou ser o elemento decisivo para optar pela escolha entre dois potenciais candidatos a uma função.

Estas capacidades apesar de terem uma importância relevante no meio profissional não são, por sua vez, tão fáceis de evidenciar e transmitir como outros conhecimentos ou competências académicas, científicas, profissionais, tecnológicas, entre outras. E nem todas elas são fáceis também de aprender ou desenvolver.

Não há impossíveis. Tem de saber quais as capacidades mais valorizadas, criar as oportunidades necessárias e depois arranjar forma de melhorar as suas capacidades ou até de desenvolvê-las.

Consciente desta realidade, na Master D todas as formações são compostas pelo módulo de MDPP – Módulo de Desenvolvimento Pessoal e Profissional onde são trabalhadas essas mesmas capacidades e competências essenciais para a integração no mercado de trabalho, bem é prestado apoio na resolução de problemas de inserção laboral.  

Agora, vamos por partes. Para poder desenvolver as suas capacidades, faça primeiro um autodiagonóstico. Tendo como ponto de partida um guia das capacidades mais valorizadas, no meio profissional, analise aquelas que já possui, as que necessita de desenvolver melhor e aquelas que ainda não possui mas que poderá começar a trabalhar para as conseguir demonstrar.

 

Algumas das capacidades que poderá considerar na sua análise são as seguintes:

 

1. Ética de trabalho – Ter uma postura que pratica e valoriza a dedicação, o esforço, o trabalho árduo e o cumprimento do dever.

 

2. Confiança – Ter e transmitir a confiança necessária para conquistar os clientes e os colegas de trabalho.

 

3. Comunicador/negociador/influenciador – Uma boa capacidade de comunicação promove um bom fluxo de trabalho, ajuda a gerir as expectativas, motiva os outros a agir e pode também facilitar o desfecho pretendido.

 

4. Trabalhar em equipa – Capacidade de cooperar com os restantes elementos da equipa e, assim, produzir os melhores resultados. Capacidade de partilhar responsabilidades quer no fracasso quer no sucesso.

 

5. Resolução de problemas – Capacidade de compreensão do problema e avaliação de possibilidades e soluções para o mesmo.

 

6. Organização/ prioridades – Boa capacidade para priorizar tarefas de forma a completar os projectos dentro dos prazos definidos.

 

7. Bom relacionamento interpessoal – Capacidade de interagir com os outros promovendo a trocas de ideias, interajuda e diálogo entre colegas.


E agora que já conhece algumas das competências mais valorizadas, trabalhe para as conseguir. Comece por:

  • Assumir o compromisso de aprender e melhorar.
  • Rodear-se de pessoas que possuem as capacidades e características que pretende desenvolver e observá-las.
  • Visualizar-se a fazer o que estes fazem.
  • Colocar-se em situações em que possa praticar essas competências, mesmo que sejam pequenos exercícios.
  • Focar-se no resultado pretendido.
  • Avaliar a sua evolução, de quando em quando, fazendo as devidas correcções e melhorias.

 

Neste artigo ficou claro que as características pessoais têm, efetivamente, uma importância muito significativa quando falamos de contratação. Partilhe este artigo com alguma amiga ou amigo que precisa de saber como fazê-lo.  

Aproveite ainda para conhecer as opiniões de formandos Master D e descubra como a Master D apoia cada formando a atingir os seus objetivos.

 

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