• Partilhar:

É normal que os nossos amigos patudos tenham medo de barulhos estranhos e o fogo de artifício não é exceção. Há cães que não se assustam com barulhos altos e desconhecidos, mas há outros que ficam realmente muito stressados e confusos. Por terem uma capacidade auditiva maior do que os humanos, pode ser ensurdecedor.  

Sabia que é por causa do fogo de artifício que mais animais fogem de casa desorientados?

SVD - Serviços Veterinários ao Domicílio, parceira da Master D, deixa várias dicas úteis para que possa ajudar o seu pet a ultrapassar este medo e a passar a época festiva da forma mais tranquila possível.

Como ajudar o cão a não ter medo de fogo de artifício

1. Garanta que o seu amigo tem uma zona, interior ou exterior, onde se possa abrigar e sentir-se seguro. De preferência uma zona que abafe sons e luz.

2. Antes da hora do fogo de artifício dê um longo passeio com o seu amigo, ou brinque com ele, de modo a que fique mais cansado que o normal.

3. Tente ir habituando o seu amigo a este tipo de sons. Pode encontrar vários sons de fogo de artifício na internet. Coloque estes sons num volume muito baixo em casa e vá recompensando o seu amigo com biscoitos ou comida.

4. Durante o fogo de artifício, tente agir normalmente, ignorando o fogo de artifício e recompensando o seu amigo. Pode ainda colocar música ambiente para que o som do fogo de artifício seja abafado dentro de sua casa.

5. Muito importante: em momento algum deve repreender o seu amigo, pois assim estará a dar mais ênfase ao medo dele por este tipo de sons.

Agora que já sabe como agir com o seu patudo na passagem de ano, use estas dicas e consulte-as sempre que precisar.

Gostava de ter uma profissão ligada aos cuidados animais? Gostava de ser Auxiliar de Veterinária, Groomer ou Auxiliar de Veterinária de Equinos? Conheça a Escola de Veterinária Master D e faça da sua paixão a sua profissão!

Artigos relacionados

Artigos recentes:

Categorias:

Siga-nos: