Preparadores na Master D? Quem são e o que fazem?

Preparadores na Master D? Quem são e o que fazem?

Preparadores na Master D? Quem são e o que fazem?

Quem decide fazer um curso de formação na Master D encontra uma equipa docente composta por vários elementos.  Seja o Tutor, Orientador ou Preparador, cada um desses elementos tem o seu papel e é fundamental para o sucesso de quem nos procura. Mas hoje falamos de quem mais perto está do formando, o Preparador. E qual formiguinhas trabalhadoras e incansáveis, vão dia após dia acompanhando quem decide formar-se ou melhorar os seus conhecimentos numa determinada área. Seja através da plataforma de estudo , telefone ou presencialmente o Preparador é um dos responsáveis pelo bom desempenho do formando e pela sua realização profissional.

Mas o que faz afinal um Preparador? Porque é tão importante o seu papel no percurso dos formandos? Quem é ou já foi formando Master D, sabe perfeitamente do que falamos. Verdade?

 

Preparador… Quem são? Que função têm? O que os motiva? O que pretendem alcançar?

Se procurarmos no dicionário, geralmente, a palavra “preparador” está associada a alguém que, nos mais variados contextos, prepara outro alguém ou alguma coisa. Por exemplo, um preparador físico é alguém que, através dos seus conhecimentos na área do desporto, pretende desenvolver ou melhorar a condição física de outro. Para que obtenha sucesso, para além da conjugação entre os seus conhecimentos teóricos e a sua experiência prática, necessita, também, de conhecer quem está a treinar ao nível biopsicossocial. Ou seja, conhecer todos os fatores (biológicos, psicológicos e sociais) que podem influenciar o indivíduo e comprometer o seu sucesso.

As definições anteriormente apresentadas acabam por se aplicar, similarmente, a todos os preparadores da Master D. Desde o primeiro dia em que estes nos visitam cheios de inseguranças até ao dia em que agarram orgulhosamente o seu diploma. Nós somos quem os acompanha, quem “puxa” por eles, quem lhes estabelece metas e quem os ajuda a atingir essas mesmas metas.

Ao longo deste percurso, que nem sempre é fácil, somos quem lhes apresenta e explica o mundo do ensino a distância. Quem, através de telefonemas, e-mails ou presencialmente, se preocupa com o seu estudo e procura as melhores metodologias de ensino-aprendizagem para que o “saber fazer” seja sempre uma prioridade. Quem os incentiva a fazer sempre mais e melhor e a querer que sejam sempre melhores. Quem, quando a preguiça aperta e o tempo escasseia, liga uma, duas ou dez vezes até que o estudo seja retomado e as metas sejam cumpridas. Quem “faz das tripas coração” para que os timings sejam cumpridos. E, principalmente, quem participa ativamente na aquisição de competências pessoais que os acompanharão para o resto da vida.

Em suma, os preparadores são os profissionais que em conjunto com os e-Tutores, mas de uma forma mais presencial, acompanham todo o período de formação dos formandos. De que forma? Verificando o cumprimento dos objetivos delineados, supervisionando e apoiando na realização das sessões práticas e preparando-os, por fim, para estágio ou integração no mercado de trabalho com mais sucesso e facilidade.

Para além de preparadores, temos igualmente um conjunto de características e desenvolvemos diversas tarefas que nos permitem experienciar outras profissões.

Assim, todos os preparadores são também:

  • Carpinteiros, que ajudam a construir novas janelas que se abrem para o futuro;
  • Psicólogos e coaches, que, calmamente, escutam com atenção desabafos e lamentos e que têm sempre as palavras certas para motivar e superar medos e desafios;
  • Copilotos, que embarcam todos os dias em viagens formativas, sempre prontos a dar as melhores indicações aos nossos pilotos (formandos);
  • Fisioterapeutas, que massajam o ego e que fazem acreditar que tudo é possível;
  • E malabaristas, sempre prontos a equilibrar sessões práticas e de acompanhamento, jobskills, workshops e simulações de entrevistas;

Todos os formandos que chegam à Master D podem contar com equipas de preparadores exigentes, dedicados, interessados, determinados e dispostos sempre a trabalhar e a aconselhar o que é melhor para os seus formandos.

 

Paulo e Mariana – Preparadores do Centro Formativo da Master D Coimbra

 

Hoje foi o dia de darmos a conhecer o que pensam os nossos Preparadores de Coimbra mas pode sempre acompanhar as opiniões de formandos Master D que terminaram as suas formações. Saiba o que têm a dizer e o que acham dos seus Preparadores e qual sua importância durante toda a formação. Quem alinha?

Artigos Relacionados