Comemorámos o dia Internacional do Animal e do Médico Veterinário

Comemorámos o dia Internacional do Animal e do Médico Veterinário

Comemorámos o dia Internacional do Animal e do Médico Veterinário

Com o objetivo de dar a conhecer melhor a saúde e o bem-estar animal, a Ordem dos Médicos Veterinários convidou a população no seu todo, bem como empresas organismos e escolas a comemorar o Open Day que já vai na sua 2ª edição e a Master D não quis ficar indiferente a esta comemoração. Foi o  Dia Aberto sob o olhar atento do Dr. João de Amorim Salgueiro, Médico Veterinário e Tutor da Master D:

“É reconfortante quando uma criança sorri, muito mais quando conseguimos proporcionar um dia diferente a várias crianças. Foram os mini Médicos Veterinários mais felizes do dia e contagiaram toda a gente com a sua felicidade”.

As crianças da Escola Básica de Carnide foram a peça-chave e usufruíram de várias atividades lúdicas: colocaram a sua touca cirúrgica, bata e luvas e puderam simular cirurgias e consultas num consultório real, entre outras atividades para que percebessem de uma forma divertida, o que se faz num veterinário.

Dia Internacional do Animal

Comemorámos o dia Internacional do Animal – Simulação de cirurgia

Nesta dia contámos ainda com a presença de formandos Master D, não só das áreas relacionadas com os cuidados animais como também das áreas de edução infantil e babysitting.

No final, houve também tempo para um lanchinho para as crianças.

A importância de uma criança crescer com a companhia de um animal

Muitos pediatras afirmam que as crianças que têm a companhia de um animal desenvolvem as suas competências sociais bem como a comunicação não-verbal e a inteligência. Mas há pais que podem ter algum receio no que se refere aos riscos que podem trazer às crianças.

Mas torna-se fundamental que a criança seja acompanhada, bem como que as condições sejam criadas para o seu bem-estar e do animal de estimação.

Cada vez mais casas têm um animal de estimação e também mais nos encontramos familiarizados com a expressão dog friendly, por isso torna-se tão importante a sensibilização não só de adultos, como também das crianças.

Um pouco de história

No dia 4 de outubro celebra-se o Dia Internacional do Animal. Dia este que acontece desde 1931 e foi durante uma convenção de ecologistas em Florença que esta data foi escolhida.

A partir do ano de 1991 começou a celebrar-se no mesmo dia a profissão de Médico Veterinário, coincidindo com a data de celebração do santo protetor dos animais – São Francisco de Assis.

Saiba mais sobre as nossas formações na área dos cuidados animais.

 

 

Artigos Relacionados