Livestreaming – Masterclass com WSports

Livestreaming – Masterclass com WSports

Livestreaming – Masterclass com WSports

“As pessoas, cada vez mais, querem informação em directo”. O livestreaming é uma das formas de mostrar em tempo real o que acontece nas mais variadas áreas, principalmente no entretenimento.

 

Smartphone preparado para fazer livestreaming

 

O digital veio revolucionar o modo como se realizam tarefas diárias, das mais básicas às que demoram horas a fio. Com isso, surgiram novos negócios, novas ferramentas e novas formas de entreter – tudo online. No que é relativo ao entretenimento, as plataformas de streaming e livestreaming são um exemplo do digital no dia-a-dia. Estas demonstram novos comportamentos por parte dos consumidores ou, neste caso, dos espectadores.

Especificamente acerca do livestreaming, esta pode já ser denominada a nova televisão em directo. A grande diferença é que a transmissão não se faz no pequeno ecrã, mas sim através de um site ou plataforma específica na web.

Para nos falar mais acerca deste tema, convidámos uma das principais empresas de streaming em Portugal: a WSports. A trabalhar nesta nova forma de transmitir informação há mais de 10 anos, a empresa dedica-se ao sector desportivo como esfera de acção principal. Dentro desta, o canal de livestreaming é parceiro do Estoril Praia, acompanha desportos como o Hóquei e o Futsal e dá visibilidade ao Squash e até ao Bowling.

Na masterclass que a WSports deu no nosso centro formativo de Lisboa, abordou-se temáticas como o material necessário e quais os melhores programas – gratuitos e pagos – para se conseguir fazer uma transmissão online com a melhor qualidade.

 

Nesta sessão, o representante da WSports (Luís Gomes), apresentou a empresa e explicou um pouco do seu trabalho. Se, há cerca de 10 anos atrás, o Luís tinha o seu “one man show” para fazer o canal de streaming a crescer, agora tem toda uma estrutura bem montada para fazer o seu negócio acelerar.

Negócio? Sim, negócio. Como disse o próprio, é possível ganhar dinheiro com o livestreaming. Para quem tem o canal, o lucro tanto pode vir das visualizações como de empresas interessadas em publicitar na transmissão. Para a empresa que paga por publicidade, o lucro não é imediato. Contudo, pode ter impacto no que é relativo a brand awareness e até a gerar leads. Existe ainda uma outra forma de ganhar dinheiro através do Youtube – Pay Per View (PPV).

Durante a masterclass, falou-se também das necessidades materiais para abrir um canal de transmissões online em directo. Para além deste, abordou-se igualmente a questão dos programas usados para receber o sinal das câmaras e mostrar aos espectadores.

Quanto às plataformas, o Youtube é a predilecta. Para além de ser a mais vista do mundo, existe a possibilidade de encaixe financeiro e alcance a nível mundial.

Assistam à masterclass completa, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=iUYXOYTT5bo

Artigos Relacionados