Isabel Amaral – Entrevista com a especialista em protocolo

Isabel Amaral – Entrevista com a especialista em protocolo

Isabel Amaral – Entrevista com a especialista em protocolo

Recebemos a especialista em protocolo empresarial Isabel Amaral no nosso centro formativo Master D Lisboa. A Isabel reeditou, há pouco tempo, o seu livro “Imagem e Sucesso”, no qual fala acerca da importância da imagem e do protocolo dentro das empresas.

Na Master D Lisboa, a autora deu uma Masterclass com várias dicas para que os nossos formandos construam uma carreira de sucesso. No final, concedeu-nos uma entrevista.

Saiba mais sobre o serviço formativo Master D: https://observador.pt/2018/06/15/master-d-para-vencer-no-mercado-de-trabalho/

 

 

Leia a entrevista com Isabel Amaral

“Olá a todos!

Um dos compromissos da Master D é que os formandos tenham a melhor experiência possível. E, com frequência, organizamos então, algumas Masterclasses em que convidamos especialistas em determinadas áreas. Desta vez foi Isabel Amaral a nossa convidada.

Isabel Amaral é uma especialista em Imagem e Protocolo e aceitou o nosso convite para realizar uma Masterclass connosco. Tivemos a presença de vários formandos, de várias áreas formativas, e que tiraram o melhor partido desta Masterclass.

Depois da Masterclass convidámos a Isabel Amaral a falar um pouquinho connosco e a falar também, não só do seu novo livro (ou do relançamento do seu livro), mas também do que achou em relação a esta experiência de vir dar uma Masterclass junto dos nossos formandos.

– Olá Isabel! Ainda bem que veio. A Isabel esteve connosco aqui na Master D no centro formativo de Lisboa. Fez, então uma Masterclass para nós acerca da nova edição do livro “Imagem e Sucesso”, 21 anos depois, Isabel, qual foi a experiência de ter vindo dar uma Masterclass ao nosso centro formativo?

– Gostei imenso porque é sempre bom falar para salas cheias. E cheias de pessoas que estão interessadas. E é engraçado, exactamente, o livro ter sido reeditado, 21 anos depois, e terem dito que só tinha que o actualizar visto que aquilo de que eu falo continua a ser tão importante como era há 21 anos atrás e ver que as pessoas, os formandos, estavam muito atentos colocaram muitas questões e, no fim, vieram também dizer-me o importante que tinha sido para eles terem ouvido conselhos de uma pessoa que tem mais experiência e que talvez os possa ajudar a terem uma carreira com mais sucesso que é isso que se pretende com esse livro.

– Claro, e no fundo, foi transversal a bastantes formações vários formandos, de várias áreas conseguiram, então, tirar partido desta Masterclass, e ainda bem que veio. Nós gostámos muito! E, portanto, este livro, no fundo, a Isabel veio-nos falar um pouquinho do que é este livro. E, deste livro, que aspectos destacaria – é claro que, há vários aspectos importantes e fundamentais – mas há algum aspecto que acha fundamental? Ou que gosta mais de transmitir?

-Eu acho que talvez – e talvez tenha sido o que os tenha interessado mais – o aspecto do saber ser e parecer. Não basta as pessoas adquirirem todas as competências técnicas. E cada vez temos pessoas com mais habilitações e com mais capacidades mas que depois não conseguem transmitir essa segurança e essas competências no mercado de trabalho que é tão competitivo em que, de facto, os que não conseguem não só ser competentes como parecer competentes, são ultrapassados pelos outros que conseguem através da imagem, transmitir mensagens que vão fazer com que as entidades empregadoras os escolham a eles em detrimento dos outros. E pode ser que tenham as mesmas capacidades mas, de facto, não pareceram tão competentes. Portanto, através do protocolo empresarial, nós conseguimos transmitir – através da postura, através dos gestos através da forma de olhar, etc, mensagens que podem ser interessantes para poder vencer na vida.

– Obrigada Isabel por ter vindo. Esperemos que tenhamos uma nova oportunidade para vir ter connosco.

Obrigada a todos!”

Artigos Relacionados