Curso de Auxiliar de Saúde com Especialização em Geriatria – nova formação Master D

Curso de Auxiliar de Saúde com Especialização em Geriatria – nova formação Master D

Curso de Auxiliar de Saúde com Especialização em Geriatria – nova formação Master D

O mercado pediu, a Master D criou a oferta. Lançámos o curso de Auxiliar de Saúde com Especialização em Geriatria.

Num momento em que a Europa vive atormentada pelo envelhecimento populacional, os profissionais qualificados na área da Saúde e, em especial, nos cuidados geriátricos tornam-se imprescindíveis. O velho continente vê-se, por isso, num ciclo descendente em termos de população activa que já dura há duas décadas. Este envelhecimento não parece querer abrandar e já está a afectar o mercado laboral. Para responder à necessidade de profissionais qualificados, a Master D lançou o Curso de Auxiliar de Saúde com especialização em Geriatria.

O curso de Auxiliar de Saúde com Especialização em Geriatria trabalha competências de cuidados de saúde, tendo em conta as necessidades dos idosos.

O curso de Auxiliar de Saúde com Especialização em Geriatria trabalha competências de cuidados de saúde, tendo em conta as necessidades dos idosos.

 

Se, por um lado, existe uma redução da população activa, por outro, existe uma maior contratação de profissionais ligados à área da geriatria. Mas esta necessidade de profissionais de saúde e geriatria não se deve apenas ao aumento de cidadãos com mais de 65 anos. O aumento da esperança média de vida também influencia a procura destes auxiliares.

Segundo os dados da Pordata, em 2016, a população portuguesa podia esperar viver, em média, mais 19,5 anos a partir dos 65 anos. A nível da União Europeia, a esperança média de vida estava, em 2015, nos 81,6. Com uma etapa da velhice mais longa, estes cidadãos poderão precisar de profissionais qualificados que correspondam – a nível de competências técnicas – às necessidades dos mesmos.

Idoso sentado com as mãos pousada na sua bengala

Com as famílias com cada vez menor disponibilidade para cuidar dos mais velhos, o número de idosos em lares e que usufruem de cuidadores ao domicílio aumentou. Proporcional a este aumento está o recrutamento destes profissionais.

 

Cuidados geriátricos – o panorama português

“Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, existem em Portugal cerca de 110 mil pessoas que vivem dependentes de cuidadores informais”, lembrou a Santa Casa da Misericórdia, no ano passado.

No entanto, com famílias cada vez com menores recursos para que se possam dedicar ao cuidado de um idoso a tempo inteiro. O facto de estarem sobrecarregadas faz com que a contratação de um profissional qualificado seja algo a ponderar.

Já se prevê que, entre 2020 e 2050, o número de lares, unidades de cuidados ao domicílio e outras instituições de cuidados a idosos aumentam exponencialmente. E assim o emprego de profissionais de saúde e geriatria vai aumentando.

 

 

A possibilidade de emprego

Os auxiliares de Saúde são personagens imprescindíveis dentro de centros hospitalares ou unidades médicas. Apesar de serem da máxima importância, o Serviço Nacional de Saúde tem falta destes profissionais. Faltam cerca de 6 mil auxiliares de saúde para colmatar as necessidades dos utentes. Por esta razão, os profissionais qualificados acabam por ter quase 100% de possibilidades de serem contratados. Exactamente por serem qualificados, a integração no mercado de trabalho acaba por ser facilitada.

auxiliar de saúde a prestar cuidados a idosa. Ambas se encontram a sorrir

Para além da falta de auxiliares de saúde, Portugal está a investir em mais hospitais privados. Até 2020 prevê-se que sejam 10 as novas unidades presentes de Norte a Sul do País. Estes novos hospitais irão trazer muita oferta de emprego, tanto no sector privado como no público, tendo em conta a mobilização de profissionais de um para o outro.

Apesar de tudo, o emprego destes profissionais não está cingido apenas aos hospitais, centros de saúde e lares. Os auxiliares de saúde podem trabalhar em unidades de cuidados continuados, em unidades de cuidados ao domicílio e até em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

 

O curso de Auxiliar de Saúde com Especialização em Geriatria

O Curso de Auxiliar de Saúde com Especialização em Geriatria tem o objectivo principal de dotar os nossos formandos com competências de prestação de cuidados de saúde sob orientação e tendo em conta as necessidades de principais do grupo dos idosos.

Outros objectivos são:

  • Conhecer o funcionamento das instituições de prestação de cuidados de saúde
  • Conhecer os procedimentos para acompanhar e e prestar auxilio nas tarefas diárias dos utentes e aos idosos.
  • Saber actuar perante situações de imobilidade, demência, quedas, entre outras.
  • Potencializar, sempre que possível, as capacidades dos doentes, mantendo a sua autonomia e independência

 

idosa e auxiliar de saúde a abraçarem-se

 

Saiba mais acerca do Curso de Auxiliar de Saúde com especialização em Geriatria em: https://www.masterd.pt/curso-auxiliar-saude-especializacao-geriatria.html

Artigos Relacionados